A Difícil E Incansável Busca

Há dias em que não se compreende ações cometidas pelo próximo, assim como há dias em que não entendemos o que nós mesmos fazemos. E nessas horas é que me conformo, que certos acontecimentos não são mesmo para a compreensão de simples seres mortais que somos. Estão além de nosso entendimento, que transforma em ignorante até mesmo um sábio nas áreas diversas do conhecimento, sejam eles humanos ou não.
Mas quem somos nós... enquanto aqui em plena vida, aprendizes do dia-a-dia, buscando em muitas das vezes em sã consciência aprender com os próprios erros e com as falhas também de quem nos cerca? Assim como um tanto já mencionado na
Doutrina Espírita, a qual não lhes cobro crédito, mas há de se observar que muito se percebe de sentido em teus ensinamentos, como a busca de nos encontrarmos como seres melhores, a busca pelo alcance da perfeição, da doação de si, ainda que pouco, em prol do próximo. E aí não em relação somente a algo material, mas a doação de uma palavra amiga, de um conforto solidário, de um sorriso. Mas meu próposito não é questionar crenças.
Nas duas visões de sentimentos distintos, tal qual são o amor e ódio, é interessante observar, como é o caminho que leva de um ao outro, às vezes pego-me a pensar sobre. Do amor ao ódio, é quase "um pulo", mas do ódio ao amor, são mares de distância. E não falo acusando, falo até por mim mesma. Sei que não é nada fácil perdoar certas coisas, nem fingir que passou e logo, passar uma borracha, virar a página e seguir em frente. É bem mais complexo e exigente que isso, diria até que chega a ser de certa forma um momento de r(E)volução com nossos sentimentos, afinal somos humanos, e esse instinto é totalmente compreensível vindo de nós. Às vezes exigimos um perdão, quando não enxergamos nossos próprios erros, e não vemos que também devemos perdoar. E assim crescer moralmente, com a oportunidade que damos a nós mesmos.
Passando por tantas provações, evidentemente não percebe-se quando nelas, sua importância para com nós mesmos. E o que dizer de um outro lado negativo do ser humano, me refiro à ambição sem ética, aquela que não enxerga o outro e passa por cima a qualquer custo, em busca de um "ideal" de status, financeiro ou simplesmente satisfazer ao próprio ego. Lamentável. Não é difícil nos depararmos com pessoas que não vêem o próximo como um aliado, mas sempre como um rival ou uma maneira de se dar bem. Me pergunto onde ficam valores tais como respeito, honestidade, humildade e tantos outros que deveriam ser mais freqüentes no dicionário do cotidiano de nossas vidas. Se encontra nesta situação? Consegue entender? É... a razão nem sempre é simples e alcançável, mas obscura e distante.

10 universos:

sou o "anônimo" lembra? sabe que gosto de discutir essas coisas com vc. penso que enquanto pensarmos que somos seres privilegiados na natureza e que tudo deve ter um por que especial nos acontecimentos da vida, principalmente com fundamentos na crença de algo que nos vigia, observa e pune, estaremos perdendo tempo.
somos animais que, no princípio, usavam, como qualquer outro, a força para conseguir o que queria. como somos animais que sobrepõem a barreira genética, em parte, criamos regras e leis de conduta e civilização.
neste novo sistema não é de se espantar o que alguns fazem para conseguir o que querem. não existe um por que, na minha opinião, especial. tanto para as vítimas quanto para os "agressores".
o dia em que todos compreenderem a verdadeira natureza humana que é a de se sobrepor às tendências genéticas e animais, elaborar pensamentos nobres, não haverão mais questionamentos como esses.

tchau, Kênia. Um beijo!

 

O ser humano é belo...é uma criação perfeita... Será? Ninguém saberá responder, porque ninguém será perfeito. O bom do ser humano, é que tem o poder de pensar e quando pensa, aí mostra o que é. Muitos são quase perfeitos e muitos desconhecem a palavra perfeição. Uns só conhecem a palavra PODER e julgam-se perfeitos e superiores. Outros conhecem a palavra SENSIBILIDADE e esses sim sabem pensar e respeitar os outros, que somos todos nós. O humano é assim, todos somos diferentes e ninguém é perfeito.
Gostei do teu blog e de tuas palavras.

até

 

Eis o processo dessocialização ao qual estamos passamos.

Nós mesmos estamos construindo esse caminho. Há algumas semanas atrás eu comecei a observar isso com mais rigorosidade.

Entrei dentro de um ônibus e fui me sentar, ao lado da janela havia uma pessoa, então fui pedir licença para me sentar ao lado dale, já que o ônibus estava lotado. Más como poderia eu fazer isso, se ela tinha um fone no ouvido???

O mundo está se tornando cada vez mais individualista. Podemos fazer tudo sem sair de casa; e se precisarmos sair, podemos levar um pedaço dela conosco, seja em um MP4, em um celular e outros afins.

É chegado o fututo. Futuro que nos torna cada vez mais virtuais e impessoais.

 

É incrivel como corremos atrás dessas falsas verdades que somos submetidos a aceitar
Esta busca insesante pelo nada.

Corremos atrás de algo tão complexo, mas no fim, não sabemos a reposta para as coisas simples e tão importantes como: o que é vida? O que ela é afinal de contas???

E assim seguimos...

grande abraço. Adorei o post.

Grande beijo.

Ray

 

Uma crônica centrada, de um equilíbrio raro, repleta de reflexões pertinentes, além de constatações que nos afligem nestes últimos tempos. Questiona novos valores morais, lamenta alguns esquecidos, e, sobretudo, de modo sábio, não propõe soluções nem indica rumos. Neste samba do crioulo doido, seria temerário fazê-lo, um verdadeiro tiro no escuro.
É um testemunho para ser lido e quem se interessar, que retire a sua cota de lições.
Me surpreendeu, doce garota.
Beijos!

 

Um texto para pensar. Para nos questionarmos sobre o que fazemos e como nos posicionamos na vida. Gostei muito.

 

Infelizmente é assim mesmo, são poucos os valores mantidos ainda hoje.
Independente de crenças, algumas atitudes para com o próximo deveriam ser vistas como obrigatórias,como por exemplo, respeito e honestidade.
Essas são virtudes básicas para que um indivíduo possa viver em harmonia com os demais.
Acontece que hoje a maioria das pessoas não vivem, apenas sobrevivem.

Um grande beijo!!!

 

[Tem um selo esperando por ti lá no meu cantinho, de coração!!!]
=)*

 

há dias em que uma árvore esconde toda a floresta....

há dias em que uma gota abre qualquer ocenao,

há dias dias

 

uauuu muito lindo! senti uma identificação total com esse teu texto!!
beijos grandes